Rádio Evangelho

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A amizade de Jônatas e Davi.

Editorial

Este é um dos maiores exemplos de amizade contida na Biblia! Admiro muito essa história, esse FATO!Quer saber mais sobre essa história? Leia 1 Sm 18; 19; 20. Acompanhando uma breve descrição nos escritos abaixo, A a amizade  de Jônatas e Davi era nascida do Coração de Deus, assim como proprio Davi era nascido dos sonhos de Deus. Todo aquele que Ama a Deus, tem a peculariedade de amar os seus amigos de uma maneira especial, sobrenatural e genuina, pois tem tentro de si a essência do amor chamado "AGAPE"
                              
Pastor Teen Kids Robert Godinho
Ministerio Internacional
Ovelhas de Jesus
Curitiba - Paraná - Brazil
(41)96039098

 
A  amizade de Jônatas e Davi.
Muitas amizades parecem sofrer de uma espécie de desequilibrio – por um lado, mais entrega; por outro lado, mais demanda. No entando, a amizade entre Jônatas e Davi era gratificante para ambas as partes. Dos dois, porém, Jônatas parece ser o que se sacrificou mais.
Jônatas era o filho de Saul e herdeiro do trono de Israel. Era um comandante militar competente, que liderou suas tropas à vitória contra uma guarnição de filisteus em Geba.
No entanto, o mais notável em relação a Jônatas era sua amizade com Davi. Os dois se conheceram logo depois que Davi matou o gigante Golias e passou a viver no palácio. Jônatas não tinha ciúmes do status de Davi na corte. Em vez disso, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo.
Jônatas pagou caro por essa amizade. Seu pai, Saul, passou a sentir ciúmes doentio por causa das vitórias militares de Davi, por isso tentou matá-lo (1 Sm 18:9-12; 19:9-10). Saul ficou ainda mais furioso quando Jônatas tentou defender Davi, por isso arremeçou sua lança contra Davi. Jônatas, porém, não encarou essa atitude do pai com algo pessoal; ele estava mais entristecido porque seu pai havia humilhado Davi.
Por fim, Jônatas viu que Saul queria mesmo acabar com a vida de Davi. Depois de combinar um sinal por meio de uma flecha, ele alertou Davi sobre o risco que corria. Os dois perceberam que talvez nunca mais voltassem a se ver. Eles choraram ao se despedir.
A partir daquele dia, Davi se tornou um fugitivo. Mais tarde, Jônatas seria morto quando acompanhava o pai em uma batalha. Davi ficou tão arrasado com a perda que escreveu uma canção fúnebre na qual descrevia tanto o amigo quanto seu perseguidor: ” Saul e Jônatas, mui amados, nem na vida nem na morte foram separados. Eram mais ágeis que as águias, mais fortes que os leões.”
“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” (1 Sm 18:1)
Os fortes laços de amizade entre Davi e Jônatas são descritos na frase “a alma de Jônatas de ligou com a alma de Davi”. A palavra para “amor” usada aqui é um termo empregado em alianças políticas, comerciais e em pactos de amizades. Esse pacto unia as duas partes em lealdade e em responsabilidade recíprocas – um contrato em que ambas das partes podiam depender uma da outra. A palavra é apropriada para esse contexto em que Jônatas fez um pacto de amizade com Davi (1 sm 18:3). As caracteristicas de compromisso, de lealdade, de afeição, de sacrifício proprio e de responsabilidade compreendidas em alianças desse tipo ficaram evidentes em sua mais pura forma pela vida de Jônatas e de Davi.
Pastor TeenKids Robert Godinho
"Nascido dos Sonhos de Deus"


Todos os direitos de Publicação estão reservados somente a este Blogguer
                



Nenhum comentário:

Postar um comentário