Rádio Evangelho

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ouvir ou não ouvir, eis a questão.



Que a Graça e a Paz do SENHOR JESUS seja com todos vocês!


"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as patica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."
"E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."  -  Mateus 7. 24 - 27



JESUS, o nosso amado Mestre sempre lançou mão de ilustrações para trazer seus ensinamentos de forma que os seus seguidores entendiam claramente o que lhes era ensinado. A mensagem de JESUS era simples, assim tornava-se entendível pelas multidões. Se atentarmos bem e passearmos por entre os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), veremos inúmeras parábolas proferidas por JESUS. ELE era fantástico, pois esta era uma forma bastante eficaz de comunicar suas mensagens. Suas parábolas e ilustrações falavam de aspectos peculiar do dia-a-dia de seus seguidores e isso cativava a atenção deles, fazendo-os refletir profundamente. 

E por falar em parábolas e ilustrações, escolhi uma em especial para que, juntos, possamos refletir. Esta se trata do homem sensato (prudente) e do homem insensato (imprudente) (Mt 7. 24 - 27). 

Na vida, todos nos cristãos, enfrentamos tempestades. Umas não tão aterrorizantes, outras são violentas, outras nos tiram as forças. Enfim. Não importa o tamanho ou o terror, esta sempre será uma tempestade. O texto fala de algumas intempéries que vieram contra aquelas duas casas. Sendo que uma resistiu e a outra desmoronou. Esta é uma analogia que diz respeito a nossa vida (vida cristã). Muitas dessas intempéries vem do ambiente externo em forma de injustiças, perseguições, injúrias, calunias, mentiras, a perda de alguém querido, e também podem podem ser problemas de ordem pessoal. Quem disse que a vida cristã seria fácil? Mas mesmo dentre aqueles que estão em nosso meio não resistem a tais provas e "jogam a toalha" e permitem que as dificuldades e os problemas lhe sucumbam até perderem as forças, portanto caem, assim como a casa construída sobre a areia. Por outro lado, existem aqueles que permanecem firmes, embora a dor seja quase insuportável. Eu pergunto: Onde está o segredo desta permanência? Onde está o segredo para se permanecer de pé em meio a uma tempestade?  Onde está o segredo de ter uma casa firmada sobre a rocha? O segredo está em OUVIR!

Ouça a própria Rocha. Ouça os Seus ensinamentos. Ouças o que Ela tem a te dizer. Ouça o Seu "vinde amim, todos os que estais cansados e oprimidos..." (Mt 11. 28). Sim!!! Mas que Rocha é esta?!? JESUS É A ROCHA. Ouça-o, mas no sentido de tomar para si os ensinamentos do Mestre. Viva-os, respire-os!! Que sejam parte integrante da sua vida. Assim estarás protegido da terrível e insensata queda, quando vier o dia mal.

Uma última pergunta: Quais são estes ensinamentos?? Resposta: Sugiro à você ouvir o Mestre falar. Suas voz ainda ecoa nos capítulos 5 - 7 do Evangelho de Mateus.

By: JCSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário