Rádio Evangelho

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PENSE ANTES DE FALAR!

   

Que a graça e a paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO seja com todos vocês, meus queridos!



"... Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu tesouro, e o homem mau, do mau tesouro, tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." Mateus 12. 34 - 37

Estava eu lendo em uma das minhas bíblias de estudo uma nota de rodapé, nesta havia um tema, o qual me chamou bastante a atenção. Este se tratava das palavras que saem da nossa boca. Tomei, então, a liberdade de escrever sobre tal tema.

O modo como falamos revela o estado em que se encontra o nosso coração. Sabemos, pois, que o coração, cientificamente, é um órgão oco. Mas em uma linguagem metafórica e até mesmo poética, o coração é a fonte de onde procedem nossas emoções, desejos e os nossos  mais íntimos pensamentos.

Quando alguém está amargurado, sua fala será ritmada de acordo com o seu estado e será marcada por um tom de murmuração, ódio, rancor. Ou quando alguém tem em seu coração o amor de DEUS, suas palavras serão reflexo deste sublime amor. O próprio JESUS disse no verso 34 do capítulo 12 de Mateus: "... Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca."

Portanto, tomemos cuidado com as nossas palavras, pois estas serão apenas reflexo daquilo que está em nosso coração e tenha em mente que você prestará contas no dia do juízo por cada palavra ociosa que sair da sua boca. Então, antes de sair por aí dizendo bobagens, PENSE!

O QUE VOU DIZER É:

P > Próprio? "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Colossenses 4. 6

E > Edificante? "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para o dia da redenção." Efésios 4. 29

N > Necessário? Pense se o que vai dizer é importante para aquele momento.

S > Sincero? "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5. 37

E > Elevado? "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu!" Salmos 19. 14

Se o que você pretende dizer não passar por nenhum desses critérios, é melhor não dizê-lo!
  
By: JCSJ


Areia - Paraíba - Brasil  25/04/2012

João Carlos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário